Defesa de Tese » O espaço no jornalismo: elementos para a crítica do cotidiano

27/08/2019 14:33

Na próxima quinta-feira, 29 de agosto, a partir das 14h, ocorre a defesa da tese “O espaço no jornalismo: elementos para a crítica do cotidiano”, de Miriam Santini de Abreu. A sessão é aberta ao público e será realizada na sala Adelmo Genro Filho, no bloco A do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC).

O trabalho busca examinar as manifestações da ideologia produzidas pelo jornalismo tradicional e explorar as potencialidades do jornalismo independente na cobertura do cotidiano no espaço urbano, vislumbrando a possibilidade de o jornalista ser capaz de uma prática criadora que constitua o jornalismo como obra, valor de uso, em contraposição ao jornalismo como produto, valor de troca. Os conceitos centrais são os de cotidiano, espaço, ideologia e obra, assim como as noções de dominação, apropriação e cronotopo.

A banca será composta pela professora Dra. Gislene Silva (orientadora) e pelos professores Dr. Jorge Ijuim (UFSC), Dr. Francisco Canella (UDESC) e Dr. Marcio de Vasconcellos Serelle (PUC/MG).